Briefing Pão & Tal – Em busca 2013

Pão & Tal

Olá pessoal, acaba de sair do forno o Briefing para a campanha perfeita de 2013.

Agora é arregaçar as mangas e começar a pensar e começar os trabalhos da nossa campanha.

Olha só:

1) IDENTIFICAÇÃO

– Cliente: Pão & Tal Conveniências

– Produto: Pães, doces, salgados e alimentação em geral.

2) ANUNCIANTE

Breve histórico da empresa:

Fundada em 1990 a Pão & Tal buscou desde o início proporcionar um estilo de atendimento diferenciado, inspirado nas padarias paulistas, onde o cliente faz as refeições no local, desde o café da manhã, almoço e lanches da tarde, além de encontrar um portfólio de produtos maior do que nas padarias convencionais. No começo o pão francês era o chamariz para vender produtos de supermercado, importados, revistas, etc. Com o passar dos anos a exigência dos clientes aumentou e o mix de produtos também até que algumas reformas foram sendo realizadas no decorrer dos anos para atender às exigências e  adaptar-se ao novo estilo de vida do público-alvo.

– Primeira reforma em 1997. Surgiu o balcão e o cafezinho. Deu certo e os clientes passaram a querer MAIS. Mais produtos e mais lugares para sentar;

– Segunda e grande reforma em 2000. Aumentou consideravelmente o mix de produtos e o número de colaboradores;

– Terceira reforma em 2008, com aumento da área de venda e unificação da produção no andar de cima da padaria;

– Inauguração da 2ª loja em 2013;

– Atualmente são 115 colaboradores, 2 lojas e vários prêmios reconhecidos nacionalmente.

– Diferenciais Pão & Tal: localização, serviços, grande mix de produtos, qualidade, atenção ao atendimento, padronização de produtos.  Pesquisar e tentar atender às necessidades dos clientes sempre.

___  Indicação do nome:

O nome da empresa sugere, por si só, a existência de um leque de produtos maior do que o tradicional.

– Resumo do mercado:
O mercado de padarias é altamente competitivo e os produtos são de uso diário. Devido às características de consumo o grau de fidelização dos clientes é alto, mas, há um rígido padrão de qualidade que deve ser seguido na fabricação dos produtos. Outra característica é a constante oferta de produtos inovadores.

– Pontos a ressaltar: 

Localização privilegiada,
Portfólio de produtos,

Tradição,
Clientes fiéis,
Ticket médio alto.

3)  PÚBLICO-ALVO

– Perfil do consumidor (sexo, idade, profissão, classe social, escolaridade,etc.);

Classe AeB, famílias (café da manhã, almoço, lanche) empresários (almoços e café), Atletas (lanches da tarde), adolescentes (entre às 16h e às 18h).

– Hábitos e atitudes dos consumidores em relação ao produto (periodicidade de compra, quantidade comprada, preferências por sabores, etc.);
São pessoas com boa renda e hábitos alimentares saudáveis, a grande maioria frequenta o local no mínimo 3 vezes por semana. Família prefere lanches, empresários vão almoçar e adolescentes preferem o lanche da tarde.

– Razões de compra do produto (Racional/Emocional).

Racionais:
qualidade, higiene, sabor.
Emocionais:
status, sensação de familiaridade.

“Pão & Tal é sinônimo de status, qualidade, produtos diferenciados. Comunicação deve passar essas características. Informações devem ressaltar diferenciais, serviços prestados.”

 

4)  CONCORRÊNCIA

– Principais concorrentes

Mais Que Pão, Tietê, Monte Líbano e Pão Bento.

– Preços praticados, distribuição (pontos-de-venda), promoções, etc.
os preços não são competitivos e esta questão não deve ser comentada como diferencial pela comunicação.
Atualmente os produtos são encontrados na loja da Rua da Paz e na loja Chácara Cachoeira.

5) OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO

 Ex.: Divulgar os Festivais.

6)OUTRAS INFORMAÇÕES – FESTIVAIS.

Os festivais ocorrem toda quinta-feira, no período da tarde, a partir das 16h, dentro da panificadora. Além das comidas típicas, os funcionários se vestem de acordo e a música ambiente ajuda a criar um clima diferente e animado. A ideia nasceu há cerca de 10 anos, inspirado no estilo do Hard Rock Café. No inicio os colaboradores ensaiavam uma coreografia de acordo com o tema do festival para apresentar aos clientes durante o funcionamento da panificadora. O movimento intenso e a carga de trabalho mudaram um pouco a rotina  dos festivais, mas a qualidade e o sucesso se mantiveram.

Os temas mais famosos dos festivais são oriental, árabe, italiano, da pizza, de caldos (no inverno), de festa junina (no período das festas) além do festival de produtos como hot dog, pastel, milho, morango, sonho,  etc. Ou seja, qualquer motivo pode virar tema de festival.

NÃO SE ESQUEÇA DE SEGUIR A PÃO & TAL NAS REDES SOCIAIS!!! BOA SORTE.

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Filed under Comunicação

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