O que é esse tal de Mobile First?

responsive-web-designSair

Muito se fala sobre mobile. Os dados são constantemente atualizados e, cada dia mais, vemos como o cenário mobile  vem mudando e proporcionando revoluções incríveis, como a second screen e a internet das coisas. Paralelo a isso, um conceito tem sido bastante comentado pelas grandes empresas e, constantemente citado em apresentações. Empresas como o Facebook, Twitter e Linkedin já aderiram a ele. O Google por exemplo, readaptou todos seus serviços em função dele e, hoje em dia, qualquer projeto apresentado por lá precisa ser baseado nesse conceito. O nome? Mobile First. Ou seja, pensar primeiramente em mobile. O Mobile First é um conceito criado por Luke Wroblewski. De acordo com ele, é muito fácil colocar informações em um site versão desktop, principalmente quando se tem vários stakeholders envolvidos. Além do que, uma tela de 1024 x 768 é muito maior pra preencher. Porém, existem três motivos que podem te ajudar a acreditar no Mobile First. São eles:

1 – Mobile cresce cada vez mais

Segundo uma pesquisa da Cisco, até 2017, teremos 10 bilhões de smartphones no mundo. Hoje em dia já temos mais celulares que pessoas e o tráfego de dados via mobile aumenta mais de 50% por ano. Ou seja, a maneira mais rápida de chegar ao seu consumidor será (se já não é) através dos dispositivos móveis.

2 – Mobile exige Foco

Quando se fala em mobile, não dá pra pensar em elementos desnecessários e estranhos, até porque não existe espaço suficiente para isso. Dessa maneira, você tem que identificar os seus principais objetivos/funções, o que gera uma experiência rápida e intuitiva, o que os usuários adoram.

3 – Mobile estende as capacidades

Os recursos da web são bem simples, além de terem outro fator limitador, o suporte dos navegadores. Já o mobile, possui diversas ferramentas intuitivas e interativas, como GPS, acelerômetro, entrada multi-touch para um ou mais gestos simultâneos e muitas outras.

Resumindo, pensar primeiramente em mobile te ajuda a identificar os principais serviços/produtos/necessidades da sua empresa, e assim, você pode utilizar as ferramentas extras que o mobile oferece para atingir seu público-alvo, que cada vez mais está conectado através de um dispositivo móvel e quer uma experiência intuitiva e agradável.

Então, Keep Calm and… MOBILE FIRST! Fonte: ideiademarketing

Advertisements

Deixe um comentário

Filed under Comunicação, Marketing, Marketing Digital, Propaganda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s